terça-feira, 6 de maio de 2014

Sobre Editoras

Oi, gente linda.
                            No último encontro literário realizado pelo Clube do Livro de Pernambuco (27/04), eu e outros autores falamos sobre diversos temas, dentre eles a experiência de publicar o primeiro livro. Vim compartilhar as informações com vocês.
                            Quando você termina de escrever o seu livro o maior sonho é vê-lo publicado e em todas as livrarias do país. Então você pesquisa/busca editoras e sai enviando sua obra aleatoriamente para todas. Muitas vezes a ansiedade é tamanha e o autor deseja tanto ver seu livro lançado que acaba aceitando o primeiro contrato que lhe é oferecido. Sim, é muito difícil publicar um livro no Brasil por uma editora profissional/séria/conhecida, mas é necessário ter paciência e estudar bem suas alternativas antes de colocar sua obra nas mãos de qualquer editora “amadora”, pois no final você pode se arrepender bastante. Deve-se analisar bem o contrato editorial que deverá ter cláusulas explícitas que constem as obrigações da editora em: prestar contas dos livros vendidos quando o autor solicitar; enviar relatórios de vendas periodicamente ao autor descrevendo a quantidade de livros vendidos; e, claro, o pagamento dos direitos autorais decorrente das vendas das obras. Além disso, é muito importante conversar com outros autores já publicados pela editora e saber se ela cumpre honestamente as obrigações contratuais. É absurdo, mas existem editoras que não enviam relatórios das vendas aos autores e nem prestam contas. O autor fica “no escuro” sem o menor controle sobre sua obra! Portanto pense bem.
                             A obra é um trabalho intelectual que não tem preço, é um pedaço do escritor, por isso deve ser bem cuidada e colocada nas mãos de profissionais. Se você está muito ansioso/louco para publicar logo seu livro, pode ser mais viável considerar fazer uma publicação independente (em que o autor paga pelos livros), pois nestes casos o próprio autor quem detém os direitos autorais de dispor/usar/etc da sua obra e não fica “preso” nas mãos de uma editora qualquer. Porém, também deve-se tomar cuidado ao procurar uma editora prestadora de serviços e analisar a relação custo/benefício.
                              Futuramente voltarei a falar sobre esse e outros tópicos editoriais. Por enquanto é só.

Até a próxima,

Beijos

Rafa