sábado, 21 de junho de 2014

Sobre Skate na Pista do Amor

Oi, meus queridos leitores maravilhosos, como estão?
Vamos falar um pouco sobre meu novo livro Skate na Pista do Amor?

A INSPIRAÇÃO:

Bem, quando comecei a escrever o Skate, bem no início, havia escrito a cena em que o Ricardo está levando uma bronca do diretor da escola e não sabia que rumo a história ia levar. Então estava passando um filme na tevê Deck Dogz – Feras do Skate e eu adorei e vi que queria/devia escrever uma história sobre garotos que sonham em participar do campeonato de Skate e que falasse de amor, aventura, amizade e sonhos. O enredo fluiu facilmente e consegui concluir o livro. Foi meu primeiro livro, escrito em 2007.

A PUBLICAÇÃO DA OBRA:

Após a conclusão chegou o momento de enviar para as editoras. Procurei editoras que recebessem obras juvenis e enviei, fui recusada por todas. Depois de mais de um ano (em 2009) consegui a minha agente literária para oferecer o livro para as editoras. Continuei tendo a história recusada, algumas davam justificativas que era “americanizada demais” e até chegaram a dizer que era tipo “High School Musical” para justificar a negativa (o que achei bastante estranho, pois HSM era um sucesso, como todos sabem). Continuei minha trajetória, escrevendo outros livros e lutando pela publicação. Lancei Depois daquele Beijo, Sete Minutos no Paraíso e Época de Morangos, e foi em janeiro deste ano que recebi o SIM. Esse tão lindo e esperado sim que eu sonhava há 7 longos anos.
Foi uma tortura esperar pela publicação? Foi, sim. Como tenho dito em várias entrevistas, postagens, etc (e sempre é válido repetir): vida de escritor geralmente não é fácil. Não foi fácil para mim e nem está sendo, mas a gente vai lutando/acreditando/sonhando. Enfim, durante 7 anos esperei para publicar este livro e a obra sofreu modificações/melhorias/adaptações e posso dizer hoje que valeu totalmente a pena esperar. O livro que vocês vão conhecer agora em 2014 está muito mais aprimorado, melhor escrito e bem ambientado do que estava quando foi concluído em 2007. Claro, foi meu primeiro livro, eu não tinha quase nenhuma experiência. Mas em breve todos poderão conhecer graças à Editora Baobá.

A SEMELHANÇA COM AS OUTRAS OBRAS:
Tenho que ressaltar para todos os leitores que o Skate é diferente dos meus livros anteriores em diversos aspectos. Para começar, é o meu primeiro livro com um protagonista masculino e vocês acompanharão a maior parte da história do ponto de vista dele, mas por ser escrito em 3ª pessoa também poderão saber os pensamentos de outros personagens. A narrativa é mais simples e direta. Outra diferença é que a obra foi toda trabalhada com enfoque em adoção escolar.
VENDA:
Ainda não sei quando exatamente estará nas livrarias físicas (e/ou nos sites) e nem data de lançamento, mas assim que souber, lógico, irei divulgar em todas as redes sociais.

Acompanhem a página do livro, o meu Instagram e Twitter para ficar por dentro das novidades.  
Beijos

Rafa